sexta-feira, 9 de maio de 2008

A maior missão que alguém recebeu



Quando te vemos a primeira vez, sinceramente não sabemos nem de quem se trata. Sempre vemos no teu rosto, apesar de estranho, traços que nos fazem sentir-se muito bem. Tua voz nos é tão próxima, tão intensa, agita nosso coração, permite uma confiança, um carinho, um amor, uma paz, uma alegria. Mas, ainda não sabemos quem és. Toda a tua atenção, cuidado e zelo, vai aos poucos nos mostrando e permitindo o quanto podemos confiar mais ainda em ti.
No início nos faltam palavras para agradecer toda essa dedicação. O pouco que dizemos ainda não é o suficiente para representar tudo o que fazes por nós. Mas, percebemos o quanto nossas pequenas frases a deixa feliz. Vendo-a sorrir, também nos faz sorrir, e sorrimos juntos. Que coisa! Parecemos dois "bobos", um rindo da cara do outro. Mas o interessante é que curtimos tudo isso.

O passar do tempo tua voz vai se tornando mais clara, mais objetiva e sempre delicada. Realmente, no início, não entendíamos o que querias dizer. Antes eram apensas "sons", engraçados ou de atenção, emitidos por tua boca. Agora compreendemos que eram palavras que hoje soam aos nossos ouvidos como preocupação. Nos sentimos bem com isso. Ficamos muitas vezes emocionados com tanta compaixão. Neste caso, um verdadeiro amor.

Mais uma vez, vai-se o tempo, enfim naturalmente, crescemos, deixamos de ser bebês, nos tornamos crianças. E ainda assim, sempre existe o seu amor, a sua delicadeza, a sua preocupação e proteção, às vezes exagerada, por ainda não compreender que nos colocastes no mundo e nele um dia viveremos a sombra de nossos próprios passos, e precisamos aprender com as quedas, com as brigas com coleguinhas, e até mesmo com irmãos, que no mundo muita coisa iremos conhecer.

Na adolescência, vivemos a busca da liberdade. Mas você sempre estar ali, ainda na nossa sombra. Com sua inquietação, querendo nos colocar no melhor caminho que acreditas ser. Por que dizem que teu coração não se engana, sempre cabe mais um; sempre está pronto para dar e receber.

Nos tornamos adultos, às vezes, aquele apego do dia-a-dia vai se desprendendo. Não que o amor acabe, ou mude. Não. Não. Ele foi transformado em algo bem maior. Por que sabemos que na posição que estivermos, fostes um dos fatores principais para que isso acontecesse. Descobrimos que é mais do que amor, é uma verdadeira gratidão, prazer, emoção, respeito e merecimento por tudo que fizestes por nós no decorrer de nossas vidas.

Claro! Não podemos deixar de dizer que às vezes, até nós dois discutimos. Acabamos tendo posições e pensamentos diferentes. E essas discussões se dão ao fato de querermos ser independentes, e você, mais do que nunca, nos vê ainda como bebês, crianças, e continuam a seguir nossas sombras pelo nosso percurso, sempre nos amando. E isso também bom. Sério! Mesmo que não entendemos e fiquemos chateados.

Aí vem também o inevitável: o ciúme. Queres nos ter sempre ao teu lado, cuidando, preservando e muitas vezes evitando ou se envolvendo em nossos relacionamentos, seja em namoros, casamentos ou até separações. Também em nosso trabalho, em nossas curtições, "pegações", festas, noite perdidas. Mas isso tudo é o seu cuidado. Sempre foi assim, e sempre será. Por que sempre existirá você. Hoje ou amanhã; longe ou perto.

Aqui, poderíamos transcrever suas qualidades e completaríamos um livro imenso com palavras tipo: fruto da vida, paz e compreensão, exemplo de ser, geradora de perdão... entre tantos outros que pode lhe vir agora na mente. Mas, e os defeitos? Seus defeitos não os existem? Aliás, talvez exista um... sim claro.. somente um... um defeito que derruba todas as listas, regras ou determinações, um defeito que invade a bíblia, o alcorão (livro sagrado dos Islâmicos) ou qualquer mandamento e religião; pois teu defeito é amar.

Mas isso seria defeito? Para muitos seria. Par outros não. Só é considerado defeito, por aqueles que não compreendem o verdadeiro amor que te envolve, o verdadeiro poder que te faz ajudar e transformar qualquer pessoa, principalmente se ela estiver apta a te ouvir, sentir e se entregar ao teu carinho.

Enfim, biológica ou adotiva, transportas em si o amor que somente uma pessoa neste mundo foi capaz de dar – Jesus Cristo. Tu perdoas, tua amas, tu choras, tu te entregas, tu vives, e até morre se preciso for. Tu,... tens a maior missão que alguém recebeu, ninguém além de ti, será capaz de ouvir, viver, ser e sentir uma verdadeira.. Mãe.

Feliz Dia das Mães.

[Mário Pires]

21 comentários:

.. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.. disse...

Oi Tio!


Que texto heim?!
Gostei muito.
Falou bem a relação "mãe e filho"... É desse geitin mesmo...rs

Parabens pelo texto!


Xeru*

Unknown disse...

POXA...SABE O Q É SER MÃE, NÉ? RSRSRS RELATOU DA FORMA EXATA..RS
ADOREI, MUITO LINDO.
ESSE TALENTO N É P QUALQUER UM, ISSO É SIMPLESMENTE UM DOM...CONTINUE LIBERANDO ESSAS EMOÇÕES,Q FAZ UM BEM DANADO AO SEREM LIDAS... ADOREI MESMO...
BJOS...


OPS...
N VOU ESQUECER...RSRSRS
AMARALINA PASSOS.

Anônimo disse...

que lindoo...
amei.
cheio de sentimento e verdades.

Xeluuu =*

Unknown disse...

Simplismente MARAVILHOSO.
Me emocionei, me identifiquei... Lindo, Parabéns!!!

Anônimo disse...

Cada dia que passa você está melhor.
As palavras fluem, eparece que estou ouvindo declamar.
Parabéns meu irmão.
Só tenho que agradecer a Deus e aos seus pais que te colocaram no mundo.Tu és uma obra divina.
Beijos!!
Lu

Unknown disse...

Parabéns Mario....Dizer que a mensagens é linda é muito pouco.È,emocionante,pois os Pães, merecem ser homenagiados tambem....Muito lindo.
Drika ..

Anônimo disse...

É excelente,concerteza todas as mães iriam amar ao ler.Você como sempre produzindo textos ótimos.
Abraços!!!!!

Unknown disse...

vc é mãe,rs?Como pode descrever tão perfeitamente o que uma mãe sente, passa, pensa...estou sem palavras!! como mãe eu agradeço o carinho á nos dedicado e digo que orgulho sua mãe deve ter de vc ,filho de ouro.Talento nato deixa fluir, a humanidade agradece o seu existir.bjs da prima.

Anônimo disse...

Olá meu querido brother. Aqui estou eu atendendo à sua convocação e convite. O texto é belíssimo. Um primor. Profundo e suave ao memso tempo. Parabéns meu querido. Um forte abraço

Anônimo disse...

Marinho, que bonito, o texto, que mais parece um poema...lindo mesmo, e parabéns você, por tanta coisa linda que escreve... beijosssss

Anônimo disse...

Estive visitando linhasinversas, são lindas, tocantes as suas publicações. Espero em um dia bem próximo vê-las em um livro. Parabéns. Beijos

Anônimo disse...

Vc realmente sabe o valor de uma mãe!!! Tenho certeza q a sua é uma mulher realizada por fazer de vc um filho capaz de escrever algo com tamanha emoção!!! Os parabéns de hj é para vc e em especial para sua mãe q deve estar muito feliz!... Vc é maravilhoso e continue sempre esse filho especial!!!!!! Bjs!

Unknown disse...

Que lindo Mário, parabéns pelo texto. espero que continue escrevendo assim, super-bem!

bjo...
muito sucesso!!!!!

Anônimo disse...

Olá Mário!
Costumo dizer que "MÃE" é a presença de Deus aqui na terra com a missão de ensinar " O AMOR" puro, incondicional e você retrata isso com muita propriedade no texto. Parabéns e que o amor de mãe esteja todos os dias acompanhando o seu caminho!
Késia

Anônimo disse...

Marinho adorei... to até achando q tu sabes muito bem o q é ser mãe... rsrssr... brincadeira, o texto é simplesmente perfeito... eu to começando a entender esse titulo eterno. Ser Mãe. bjs e sucesso sempre

Anônimo disse...

Oi Mário, lindo texto em homengem as mamães.
Um beijão pra vc!

Unknown disse...

Oi Mario,

Seria bom que todas as mães Lessem esse texto. Com certeza iam se emocionarem

Washington

MaNdOkA disse...

nãO podia deixar de comentar...OoO
Essa pessoA cheia de talentO..hum
sempre escrevendO textos liindOs..
agradandO sempreee a todos que vem aquii prestigiar os seu feitos...parabéns....aH..
VOU FICANDo POR AQUIIIII...nãO vou falar + nada...(hepp feet)..


beejOs.

Anônimo disse...

Olá amigo. Voltando aqui pra ver as novidades. Um abração....


Ah... Observei que não estou lincado nesse blog...hehehehe voltarei outyro dia pra ver se fui lioncado... heheheh Abraço.

fui....

Unknown disse...

É verdade...mãe é tudo isso e muito mais...pra elas nós nunca crescemos,somos sempre bebês...
Muito lindo!!Amei...
bjssss
Danda