quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Amor e o Cofre



Por Mário Pires

Em lágrimas, uma jovem chegou ao sábio, no alto da montanha, e lhe disse:
- Mestre, eu não entendo as pessoas, nem o amor. Após anos convivendo com meu companheiro, ainda ontem, abri meu coração dizendo-lhe que, por ele, daria a minha vida. Que ele era a felicidade dos meus sonhos, a expressão maior do meu sorriso, o ar que respiro e a fonte de minha energia. Disse-lhe que por ele tudo faria, dia e noite, noite e dia, sem cansar.
Mas eis que, sem pestanejar, de imediato ele me questiona:
- Se me amas, dá-me a chave do teu cofre, onde guarda teus segredos. E ainda que, algo machuque, doa; quem ama perdoa, por isso não tenhas medo.
Tal jovem guardava segredos, entre coisas novas e antigas. E já era motivo de insegurança com seu companheiro.
Com o olhar fixado nas estrelas o Mestre a perguntou: - E então, concedeste a chave do teu cofre?
Baixando a cabeça, com o olhar direcionado às mãos, a jovem lhe respondeu:
- Não, Mestre. Pois neste cofre, guardo coisas do meu íntimo, que se descoberto, confesso, tenho medo.
- Suponho que por isso, ele tenha partido? Disse o Mestre.
- De certo, ele partiu. Disse-me que, tais segredos, geram-se dúvidas, confusão. E que dessa maneira, não podia mais conviver. Acreditava que o amor fosse maior que uma chave. E que se, no cofre haviam tantos segredos que não podiam ser compartilhados, não percebia ali mais motivos para juntos prosseguir. Contou a jovem, com um triste semblante.
Virando-se para ela, que ajoelhada, sentada sob o calcanhar, o sábio lhe disse:
- Amar é abrir-se por inteira. Ser como o  céu, que não esconde as estrelas para que possas deixar tua noite mais brilhante. Um livro aberto, com páginas livres para serem lidas, compreendidas e ensinadas. Límpido como as águas do mar, claro como a luz do sol. Ainda que a verdade traga ferida, o amor é capaz de curar, quando ela, a verdade, é proferida.
Colocaste a chave do teu cofre, onde mantém teus segredos, acima do Amor que dizes conduzir no teu peito. Demonstrando que, o que sai da tua boca, não condiz com o teu interior.
A cumplicidade no amor cabe a ambos. Porém, ainda que desafiador, destes motivos para a soberba, desconfiança e desarmonia.
Suspirando, o sábio voltou-se a contemplar as estrelas e em silêncio permaneceu.
Após alguns instantes, com os olhos marejados, a jovem o questionou:
- Então, o que agora devo fazer meu Mestre? Ensina-me de que maneira devo agir?
Já de olhos fechados, em sintonia com a natureza, sentindo a brisa noturna e fria que vinha das montanhas, o Mestre lhe respondeu:
- O que era pra ser dito, foi dito. Fazes tuas escolhas. Vai, repensas em tuas atitudes e no que sentes. Apenas afirmo: o verdadeiro se divide. E o que não é, obscurece.
E o sábio voltou a silenciar-se.

2 comentários:

Marlene Silva disse...

Muito lindo Mário... Parabéns!!!
O Amor é sem dúvidas, doação sem fronteiras!!! O grande Mestre Jesus, foi quem melhor descreveu e situações diversas a incondicionalidade do Amor!
A Lei é o Amor! Não existe nenhuma outra maneira de atingirmos nossa paz interna a não ser pela expressão do Amor Incondicional.
É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão... é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego... dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano... é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida.
AGRADEÇAMOS TODOS AO NOSSO GRANDE CRIADOR...
Bjos no seu Coração, Amigo!!!

Vera Andrade disse...

A sabedoria deve andar sempre do nosso lado, pois nunca sabemos quando e onde iremos precisar, seja olhando as estrelas, enfrentando obstaculos, ou em qualquer lugar... Lindo, lindo amei, ta vendo ai porque gosto de teus textos!!