quinta-feira, 24 de julho de 2008

Petrolina: a metrópole do Nordeste...

Anualmente, faço um jornal para a Fenagri - Feira Nacional da Agricultura Irrigada, que acontece no Vale do São Francisco. Abaixo, público o editorial que escrevi para o jornal.

Abraços a todos, espero que gostem.





Petrolina: a metrópole do Nordeste

Desde as primeiras plantações, muita coisa se sonhou nesta terra. Petrolina, que nestes dias representa todo o Vale do São Francisco, realizando a 19º edição da Feira Internacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2008, desperta para o mundo, mais uma vez, todo o seu potencial agrícola, atraindo importadores, exportadores, produtores rurais, vinícolas, apreciadores do vinho, enfim, tudo o que existe de agronegócio no Vale, no Brasil e no exterior.

Somada as forças trazidas consigo, nas lutas pela produção diferenciada, pela modernização de produtos e equipamentos, favorecendo a qualidade do fruto e a estruturação do Pólo do Vale do São Francisco, Petrolina vem com toda força e coragem, como uma verdadeira deusa Deméter ou Demetra, que na mitologia grega representa a deusa da agricultura, que ensinou e ensina a seus filhos a cuidar da terra e de suas plantações.

E como eles aprenderam! Aprenderam tanto que hoje, gerações e gerações, traçam caminhos entre plantações de manga, uva e tantos outros frutos que ora tornam-se experimentáveis em projetos irrigados às margens do Velho Chico.
Petrolina, nesses quatro dias de feira, representando todo o Vale do São Francisco, é a nossa metrópole do Nordeste em agricultura. Pois, vivenciará em toda a sua história, um dos melhores momentos realizando a Fenagri 2008.

Além de ter pedido licença à natureza e realizar o evento na Porta do Rio, Orla de Petrolina, a feira representa também os grandes investimentos realizados na fruticultura irrigada da região, tornando-a cada vez mais tão grandiosa.

Novidades estarão expostas, conhecimentos serão disseminados, negócios serão promovidos e satisfações serão obtidas. Assim, é que amplia-se horizontes, conquista-se credibilidade, busca-se desejos e sonhos, passos e pernas, mãos e braços. Um trabalho contínuo de quem produz o ano inteiro, de quem “arregaça” as mangas, e também os melões, as uvas, os abacaxis, as goiabas, as melancias e tantos outros frutos.

Conseguistes Petrolina, a realização de sonhos: o fortalecimento dos projetos, a materialização dos desenhos, a concretização dos objetivos. E isso está explícito em suas ruas, nas suas terras, nos seus filhos, nos seus companheiros de lavoura, roça, fazenda ou plantação. Cabe em ti o orgulho de ser a “metrópole do Nordeste” em agricultura irrigada, pela infra-estrutura projetada, pela força que tens.

Mais uma vez, presente neste grandioso evento, o Jornal Frutificar também vem fazendo a sua história, em sua quarta edição e em sua terceira participação em Fenagri. Mais uma vez, trazemos aqui os desbravadores de terras, que, como braço direito, te ajuda a abrir caminhos por horizontes imensos, fazendo-te construir essa belíssima história de força e determinação.
Queremos parabenizá-la por manter-se firme, por investir e acreditar nesse Pólo produtor e exportador das melhores frutas do país, trazendo tecnologia, conhecimento, entretenimento, diversidade e interação entre culturas, raças e raízes.

Que todos os seus visitantes possam aproveitar tudo que tens a oferecer nestes quatro dias de Fenagri, que possam exibir toda a sua alegria, suas delícias frutíferas, seus produtos diversificados e que, à cima de tudo, estejam felizes por presenciarem o que tens de melhor.
Sucessos Petrolina. Parabéns pela Fenagri 2008.

[Mário Pires]

3 comentários:

Anônimo disse...

oi meu querido...
tudo bem com vc ? andas sumido ! um abraço e sucessoai no seu trabalho.Vc tem um grande potencial.

Anônimo disse...

oi meu lindo, que vc realize bons negocios nessa feira. muito legal o seu jornal. beijos.

Anônimo disse...

Olá meu velho. Passando aqui pra dar uma olhada e atualizar-me. Um grande abraço e boa sorte.