segunda-feira, 24 de março de 2008

A parábola das Rosas





A parábola das Rosas... 

Certa vez um jovem rapaz encontrou um senhor jardineiro descendo a colina das Rosas, com suas ferramentas nas mãos, triste e abatido. Sem imaginar o que estava acontecendo e sabedor de que a alegria vivia em seu interior e vendo-o daquela forma, o rapaz perguntou ao Jardineiro:
- Onde vais homem??!!
Ele respondeu: Preciso ficar longe das rosas.
Impressionado, questionou novamente o rapaz: - Mas por quê?
- Cuidas delas tão bem e as deixa lindas com seus caules verdejantes, suas pétalas brilhantes de tanto amor. Por que irás fazer isso? Retrucou.
- Bem, descobri que elas são tão importantes, que queria tê-las só para mim. Colocá-las num jarro, cuidar delas com carinho, apreciar sozinho: sua imensa beleza, o abrir das pétalas, o aroma do perfume, sem que mais ninguém as tocasse.
- Sim, mas o que tem de ruim nisso? Perguntou novamente o rapaz.
- Foi aí que voltei a realidade e percebi que estava sendo egoísta, que o jardim não me pertence e nem devo tornar-me dono dele, que as rosas permaneceriam lindas e radiantes e que eu deveria somente apreciá-las, ao invés de querê-las só pra mim.
Então, para que eu não a machuque e tire todo o seu perfume, todo o seu esplendor, toda a sua beleza, resolvi partir.
Voltando ao silêncio, o jardineiro com suas ferramentas baixou a cabeça e continuou seu caminho, deixando para trás o Jardim e as rosas que tanto amava, para que o egoísmo não fortalecesse em seu coração e para que elas fossem sempre felizes.

[Mário Pires]

4 comentários:

Alma Imortal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parece que nem só de tristeza, políticos corruptos e água salgada vivem a nossa população do Vale... que bom que a poesia e o amor existem...
Mario, parabéns pelo blog.. é isso aí,. um novo espaço para vc colocar pra fora o pensamento...
abs,
Teresa Leonel\
http://teresaleonel.blogspot.com

Anônimo disse...

EU AMEI A POESIA E A FIGURA DA ROSA JUNTO AO CÉU E O AO SOL, LINDO!!! OBG MEU AMIGO...É DE PESSOAS ASSIM QUE O MUNDO PRECISA, QUE DEUS PROTEJA VC SEMPRE...BOM DOMINGO PRA VC...BJSSSSSSSSS

JAMILE disse...

Essa parábola é muito interessante,pois nos faz refletir sobre o nosso egoísmo.Muitas vezes queremos algo só para nós,enquanto se compartilhássemos com o nosso próximo,faríamos muitas pessoas felizes! BEIJOS PENSE NISSO!